Mockups, como apresentar o seu trabalho

20 de abril de 2018
20 de abril de 2018 Fernando

Mockups, como apresentar o seu trabalho

Olá pessoal, depois de um longo e tenebroso inverno, estamos de volta, trazendo um monte de informações, utilidades e inutilidades, mas sempre da melhor qualidade.

A ideia hoje é tratar da apresentação dos materiais criados pelos designers, essa dica serve muito para quem está começando, mas também para quem já está na estrada. Então vamos lá.

Tem três aspectos importantes que determinam a aprovação de uma peça, o primeiro é a informação que deve ser passada (tem que estar lá), a segunda é a forma como o cliente pode ter uma ideia do resultado final e por fim, a beleza da peça em sí. Neste momento vamos falar apenas do segundo, pois qualidade, isso vem com a experiência e o tempo e beleza, ah a beleza, essa tem que estar presente sempre!

NÃO ENVIE PROVAS POR WHATSAPP

Não pense que enviando um print do seu job por Watsapp você vai facilitar a vida do seu cliente, não mesmo, você vai dar um tiro no pé, bem no dedão da unha encravada!

Celular não é ferramenta para aprovação de trabalho gráfico, nunca se sabe qual a marca e qualidade do aparelho do cidadão, nem como o que você gastou horas criando vai ser mostrado em um telinha.

A princípio, de preferência, o trabalho deve ser visto na tela ampla, no computador (no caso de digital), se for um job para impressão, deve ser apresentado em formato de prova, impresso em alta resolução, de preferência na dimensão aproximada do trabalho final.

Se for digital (sites, logos e etc) mande por email, em uma resolução mínima necessária para que o cidadão veja o trabalho em uma boa escala.

Mandou por e-mail? Descreva bem os aspectos importantes do seu trabalho, o que te levou a utilizar aquelas fontes, o porque do tamanho disso ou daquilo, como as coisas se integram para transmitir a mensagem desejada.

OLHO NO OLHO

A gente sabe que em tempos de Internet, é muito mais fácil enviar um e-mail que pegar o carro e ir até o escritório do cliente. Porém, quando você está frente a frente com a fera, é muito mais fácil argumentar e passar ao cliente sua ideia e o porque das coisas. Você pode tentar fazer o mesmo descrevendo com detalhes no e-mail, mas sempre que possível, vá pessoalmente mostrar seu trabalho.

REPRESENTAÇÃO VISUAL

É muito mais simples você “mostrar” ao seu cliente como vai ficar o trampo, do que conseguir que ele imagine da melhor maneira a sua ideia. Hoje em dia temos na internet, uma infinidade de “Mockups” (guarde esse nome) gratuitos, através dos quais você pode dar uma ideia ao seu cliente de como ficará o resultado final do trabalho dele, causando um impacto maior a sua apresentação (veja alguns exemplos a seguir).

É nesse ponto onde quero chegar, dependendo do tipo de trabalho, você pode utilizar um mockup pronto ou criar o seu próprio (ai já e assunto para a próxima postagem). Dessa forma você tem 50% a mais de chances de emplacar seu trabalho, sem dizer que seu portfólio vai ficar matador.

Dá uma olhada nos exemplos de mockup utilizados para apresentação dos trabalhos, e no fim da postagem, de lambuja, segue alguns links de onde encontrar ótimos mockups gratuitos para ilustrar suas apresentações.

O bom de tudo isso é que gera espaço para discussão, então aproveita, curte, comenta e compartilha ae!

ONDE ENCONTRAR MOCKUPS GRATUITOS.

Tá liberado, use os mockups junto com sua criatividade e faça a festa. Até a próxima!

  • Compartilhe!
, , , ,

Fernando

Baiano, casado, pai de duas filhas, designer gráfico publicitário, webdesigner, criador de conteúdo, arquiteto da informação, designer de interfaces, especialista em UI/UX, front-end designer, app designer e diretor de arte. Geek assumido, pai babão e fã de Star Wars.

TRAGA SEU PROJETO!
NÓS CRIAMOS SUA IMAGEM.

Entre em contato e descubra
o que podemos fazer por você e sua empresa.