O que é Design Gráfico?

25 de maio de 2018
25 de maio de 2018 Fernando

O que é Design Gráfico?

Flat design vector illustration of modern creative office workspace workplace of a designer. The office of a creative worker. Flat minimalistic style and color with long shadows for Web & Mobile App

Antes de tentar entender o significado específico de “design gráfico”, é importante saber o que é design e como se enquadra.

Por ser uma palavra nativa americana (do norte), sua tradução literal para o português se dá por “designar”. Entretanto, utilizamos a versão em inglês e a misturamos com palavras comuns do português. Por exemplo: design gráfico, design de interiores, design de moda, web designer, design de interfacesd entre vários outros outros. Ai que a coisa complica 🙂

DESIGN… O QUE É ENTÃO?

De forma convencional, design é sobre resolver problemas em qualquer campo que você imaginar. Na criação de um carro, folder, calçado, relógio, cadeira, etc. Praticamente qualquer coisa, e por quê?

voltando no tempo… Os carros não foram inventados e há um grande problema: as pessoas se molham quando se deslocam de um ponto ao outro na chuva. Como solução, se cobrem com casacos ou esperam a chuva passar com o intuito de não se molharem. Pode-se dizer que resolveram o problema, não é mesmo?

Abrindo um parênteses, o que podemos perceber a partir disso é que grande parte das vezes, as soluções criadas pelos próprios clientes não são 100% eficazes. Aí que um profissional responsável da área entra: para criar soluções que funcionam, resolvem o problema de forma eficiente e agradam um público-alvo e o cliente.

O CARA QUE CRIOU O GUARDA-CHUVA É UM DESIGNER, POR EXEMPLO?

Creio que sim. Havia um problema e o mesmo foi solucionado de maneira eficaz agradando um público-alvo e um cliente em específico.

Até agora não falamos nada sobre criar algo bonito ou artístico (ideia bem comum a respeito de design). Se você trabalha na área, provavelmente ouviu algumas pessoas procurarem designers quando soluções já existentes (criadas de qualquer jeito) não estão visualmente atrativas ou não surtem o efeito desejado. Como se o designer estivesse ali apenas para dar beleza ao projeto (comumente falando, só para “pentear a macaca” ou fazer a perfumaria).

“O Design não reside nos produtos acabados, mas no ato de fazê-los. Não no resultado, mas no processo.”
– Andréa Branzi

Isso nos mostra a importância de sempre educarmos nossos clientes. Designers não devem ser contratados somente para fazer algo bonito, mas também para analisar todo um contexto, viabilizar soluções viáveis, discutir ideias e propor uma soluções para chegar a um resultado efetivo.

Continuando…

ENTÃO O QUE É DESIGN GRÁFICO?

Design gráfico é tudo isso que discutimos até agora e muito mais (que não vai dar pra falar agora), porém no âmbito gráfico, não se encaixando apenas em produções que por ventura serão impressas.

“Gráfico” deriva-se de “grafia” e significa: representação escrita de uma palavra segundo o dicionário. Sendo assim, se você trabalha “comunicando” design através de imagens, texto, desenho, etc, sim, você é um designer gráfico.

Só para concluir, pense sempre no design como uma maneira de encontrar solulções. Se você cria uma fachada para uma loja, um folheto para um restaurante, um cartão de visita para um arquiteto, trabalhe de forma a gerar uma solução que atraia a atenção e cative possíveis clientes através desses trabalhos.

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.
– Philip Kotler

Imagine o seguinte: Se todos os logotipos de dentistas da sua cidade são brancos, cinza ou azuis, você deve criar um que se destaque nessa multidão! Você já reparou na quantidade de logotipos com letras iniciais? A quantidade é tão exagerada que no fim das contas, qualquer criação parece ultrapassada(over) não é?

Reflita, faça uma pesquisa de mercado, um brainstorming e faça sempre o melhor trabalho que puder, assim, você será reconhecido pela qualidade e vanguarda do seu trabalho.

Valeu, até a próxima.

Curtiu? Então compartilha ai!

  • Share:
, ,

Fernando

Baiano, casado, pai de duas filhas, designer gráfico publicitário, webdesigner, criador de conteúdo, arquiteto da informação, designer de interfaces, especialista em UI/UX, front-end designer, app designer e diretor de arte. Geek assumido, pai babão e fã de Star Wars.

TRAGA SEU PROJETO!
NÓS CRIAMOS SUA IMAGEM.

Entre em contato e descubra
o que podemos fazer por você e sua empresa.